26.4 C
Jundiaí
quarta-feira, 7 dezembro, 2022

OMS emite alerta após xarope para tosse ser associado com mortes de crianças

PUBLICIDADEspot_img

Fonte: Canaltech

Nas últimas semanas, 66 mortes de crianças pequenas foram registradas na Gâmbia e podem ter relação com o uso de xarope para tosse e resfriado que estavam contaminados — os compostos continham, de forma irregular, produto tóxico também encontrado nos petiscos que causaram intoxicação de cachorros no Brasil, o etilenoglicol. As investigações ainda estão em andamento, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta o recolhimento dos produtos do mercado e emitiu um alerta internacional sobre o caso na quarta-feira (5).

Apesar do alerta internacional sobre o xarope para tosse, os produtos contaminados com dietilenoglicol e etilenoglicol foram comercializados somente na Gâmbia. “Até a presente data, estes quatro produtos foram identificados na Gâmbia, mas podem ter sido distribuídos, através de mercados informais, para outros países ou regiões”, explica a OMS, em comunicado.

A produção dos produtos para tosse e gripe em investigação é realizada pela Maiden Pharmaceuticals, com sede em Nova Delhi, na Índia. Só que, aparentemente, os quatro xaropes notificados também não eram vendidos no país de origem.

Quais xaropes para tosse são alvo de alerta pela OMS após associação com morte de crianças?

Após casos de lesões renais em crianças e mais de 60 mortes possivelmente associadas com alguns produtos para tosse e resfriado, a OMS emitiu alerta internacional sobre os seguintes xaropes, produzidos pela Maiden Pharmaceuticals:

  • Promethazine Oral Solution;
  • Kofexmalin Baby Cough Syrup;
  • Makoff Baby Cough Syrup;
  • Magrip N Cold Syrup.

O que a OMS já sabe sobre o caso que envolve etilenoglicol

De acordo com a OMS, “a análise laboratorial de amostras de cada um dos quatro produtos confirma que eles contêm quantidades inaceitáveis de dietilenoglicol e etilenoglicol como contaminantes”. Para o organismo humano, os dois compostos são tóxicos e podem ser fatais. Ainda não se sabe quais lotes estariam contaminados pelos compostos.

Quais sintomas a intoxicação por etilenoglicol causa em crianças?

Quando o dietilenoglicol e etilenoglicol são ingeridos, tanto crianças quanto adultos podem relatar os seguintes sintomas:

  • Dor abdominal;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Incapacidade de urinar;
  • Dor de cabeça;
  • Alterações do estado mental;
  • Lesão renal aguda que pode levar à morte.

Diante do caso, a OMS “solicita maior vigilância e diligência nas cadeias de suprimentos de países e regiões que possam ser afetados por esses produtos. Aconselha-se também uma vigilância acrescida ao mercado informal e não regulamentado”.

Vale lembrar que, recentemente, o Brasil registrou casos de contaminação por etilenoglicol, mas as vítimas foram cachorros. Na produção de petiscos, foi usado propilenoglicol — um aditivo alimentar permitido para alimentos de consumo humano e animal que estava — contaminado com etilenoglicol. Para muitos animais, as intoxicações foram fatais.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas